
O Fluminense conquistou uma vitória por 1 a 0 sobre o Santos neste domingo, na terceira rodada do Campeonato Brasileiro, em uma partida que ficou marcada por um duelo particular entre o lateral-direito Samuel Xavier e Neymar.
No fim, melhor para Samuel, que além de marcar o único gol da partida, provocou o craque do Peixe.
Provocação em campo
Samuel Xavier foi o responsável por marcar Neymar, que entrou no segundo tempo. A marcação forte gerou atritos entre os dois, com direito a desentendimentos e discussões em mais de uma ocasião.
Neymar acabou recebendo cartão amarelo após uma falta em cima do lateral tricolor.
Gol decisivo
O gol da vitória veio aos 50 minutos do segundo tempo, quando Samuel Xavier arriscou um chute de fora da área. A bola desviou em um defensor do Santos, tirando qualquer chance de defesa do goleiro Gabriel Brazão, e morreu no fundo das redes.
Provocação após o jogo
Ao final da partida, enquanto a torcida do Fluminense hostilizava Neymar com gritos, Samuel Xavier, em um gesto provocativo, levou as mãos aos ouvidos, incentivando ainda mais as ofensas da torcida tricolor.
Em entrevista após a partida, Samuel Xavier comentou sobre a situação:
“Não dá para falar o que Neymar disse a mim, porque o horário não permite (risos). É coisa de jogo, lá dentro está todo mundo querendo vencer, cada um defendendo seu clube. Palavras assim… Só não pode ter agressão, isso aí já é falta de respeito. Mas cada um tem sua estratégia. Na hora que provoca um craque como o Neymar… Depois que ele levou amarelo, ficou muito bravo, tanto que pegou a bola depois e foi para cima. São estratégias, que bom que hoje deu certo. É muito difícil marcar. Estou feliz de ter feito um grande jogo.”
Estratégias em campo
Samuel também explicou sua estratégia para neutralizar Neymar:
“Além da qualidade do Neymar, é difícil estudar um jogador como ele… Você pensa que ele vai driblar e ele dá um passe. Desarmando eu vibrei, mas em nenhum momento foi na cara dele, como desrespeito. Só que ele ficou mais bravo ainda (risos). Eu tenho que usar minhas estratégias, hoje deu certo. Ele pode achar que é desrespeito porque estava nervoso, mas não foi. Tenho que usar estratégias para tirá-lo do jogo. Se ele gostar do jogo ele fica confiante e é pior para a gente. Ainda sobrou essa promoção e eu fiz o gol.”
Histórico de desentendimentos
Essa não foi a primeira vez que Samuel Xavier se envolveu em um desentendimento com Neymar. Em 2011, em um jogo entre Santos e São Caetano, o lateral comemorou um desarme no atacante, o que irritou Neymar.
O craque respondeu com um drible plásticos que fez Samuel cair de costas no chão, gerando grande repercussão.
Fluminense apaga post
Após a vitória, o Fluminense fez uma publicação em suas redes sociais com emojis de careta, uma referência à famosa comemoração de Neymar.
No entanto, o post foi rapidamente apagado pelo clube, possivelmente em função da repercussão negativa do gesto.