
Após perder o jogo de ida da final do Carioca, o Fluminense precisa encontrar forças para reverter o cenário e conquistar o título estadual pela 35ª vez em sua história.
Em cinco finais contra o Flamengo desde 2020, o Tricolor foi derrotado no primeiro confronto em três ocasiões e conseguiu a virada apenas uma vez.
“Tivemos um poder de reação no final, que é uma amostra do caminho que temos que ter. Temos que ter coragem, arriscar, mas saber arriscar. Acho que a equipe mostrou esse brio. Pensamos que a decisão está aberta. Vamos para o segundo jogo pensando que temos a capacidade de brigar”, afirmou o técnico Mano Menezes após a partida.
Em 2020, o Fluminense perdeu o jogo de ida por 2 a 1 e, mesmo conseguindo equilibrar na volta, acabou derrotado novamente por 1 a 0.
No ano seguinte, o primeiro confronto terminou empatado por 1 a 1, mas o Flamengo venceu o jogo decisivo por 3 a 1.
A partir de 2022, a história começou a mudar para o Tricolor: naquele ano, o Fluminense largou na frente e venceu o primeiro jogo por 2 a 0, e o empate por 1 a 1 na volta garantiu o título.
Feito de 2023
Em 2023, após perder o primeiro jogo por 2 a 0, o Tricolor reverteu o placar na volta com uma goleada por 4 a 1, conquistando o título.
Com a derrota por 2 a 1 na partida de ida desta final, o Fluminense precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por dois gols para ser campeão.
No ano passado, o Tricolor venceu o Flamengo por 2 a 0 na 30ª rodada do Brasileirão, sob o comando de Mano Menezes, em uma partida que foi a única derrota de Filipe Luís como treinador.
Flamengo e Fluminense se enfrentam novamente no próximo domingo (16), às 16h (de Brasília), no Maracanã, na partida de volta da final do Carioca.
Enquanto o Rubro-Negro joga por um empate, o Tricolor precisa de vitória para conquistar o título, ou de vencer por apenas um gol de diferença para forçar a decisão por pênaltis – com a vitória por dois gols, o Fluminense será campeão.