
A Conmebol divulgou nesta terça-feira as datas e horários dos jogos da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana, e o Fluminense teve uma boa notícia no Grupo F.
Dois dos seus três adversários não poderão atuar “em casa” nesta etapa do torneio, o que pode representar uma vantagem para o Tricolor.
Situação dos adversários
- GV San José (Bolívia)
O GV San José, tradicionalmente mandante no Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro, não poderá utilizar seu estádio devido a problemas de liberação da Conmebol, especificamente relacionados à iluminação.
Como solução, o time boliviano deslocou seus jogos para o Estádio Hernando Siles, em La Paz, a 3.650 metros acima do nível do mar.
Apesar da pequena diferença de altitude (3.735 metros em Oruro), a mudança de sede pode alterar o fator casa, já que o deslocamento entre as cidades leva cerca de 4 horas de carro.
O Fluminense já teve experiência contra times em La Paz, como na derrota de 1 a 0 para o The Strongest na Libertadores de 2023.
- Unión Española (Chile)
O Unión Española, que normalmente joga no Estádio Santa Laura em Santiago, também enfrentará mudanças em sua casa.
O estádio foi fechado devido a problemas nas condições do gramado, e, como resultado, a equipe jogará seus jogos em Estádio El Teniente, na cidade de Rancagua, que fica a apenas uma hora de carro da capital chilena.
Embora a distância seja pequena, o fato de o time não jogar em seu estádio original pode afetar o desempenho em casa.
- Once Caldas
O Once Caldas, por outro lado, manterá seu mando de campo no Estádio Palogrande, em Manizales, que tem capacidade para mais de 30 mil torcedores.
O local está a uma altitude de 2.160 metros, considerada moderada e com efeitos leves sobre os jogadores, o que minimiza o impacto do fator altitude na partida.
Essas mudanças representam uma oportunidade para o Fluminense, já que dois adversários não poderão contar com seus estádios habituais na fase de grupos.