O Flamengo encerrou sua sequência de clássicos na Taça Guanabara, permanecendo invicto diante de Fluminense, Botafogo e Vasco.
A vitória sobre o Vasco, no Maracanã, não só garantiu a classificação às semifinais, mas também inspirou elogios do técnico Filipe Luís, que até viu “notas artísticas” na conquista.
Campanha sólida
Enquanto o Rubro-Negro venceu o Vasco e o Botafogo e empatou com o Fluminense, Filipe Luís destacou a importância dos clássicos no estadual, mesmo que a competição não seja tão decisiva quanto outros torneios:
“Tem coisas que acontecem nos estaduais que não acontecem em nenhuma outra competição no mundo. Estadual, nos times grandes, serve para derrubar o treinador se você não ganhar. Se ganhar, não acontece absolutamente nada. Por sorte, a diretoria entende que o Carioca serve como preparação. Queremos ganhar, mas vamos tentar não hipotecar a temporada toda em função disso. A torcida gosta de ganhar o Carioca.”
Rivais em dificuldade
Com a décima rodada parcialmente concluída, o único grande time no G4, por enquanto, é o Vasco, mas essa situação pode mudar, dependendo do desempenho do Fluminense contra o Nova Iguaçu neste domingo.
Além disso, a rodada final reserva um duelo direto entre Vasco e Botafogo, que pode ser decisivo para a classificação.
O desempenho do Volta Redonda já complicou as chances de todos os quatro grandes avançarem para o mata-mata, com o Madureira despontando em terceiro lugar e times com menor investimento, como Sampaio Corrêa e Maricá, sonhando com a vaga, mas fora do G4.
“Que não estejam os times grandes dá mais mérito para o Flamengo, que está revezando todo mundo e está classificado. Não é fácil ganhar. Não é que a gente não leve a sério, temos muito mérito. Os outros times simplesmente não fizeram a mesma campanha”, afirmou Filipe Luís.
Vantagens e desafios futuros
Conquistar a primeira colocação é interessante, pois garante a vantagem do empate na semifinal.
Vale lembrar que o Flamengo iniciou a temporada com quatro jogos utilizando um time predominantemente composto por garotos, o que torna esse mérito ainda mais notável.
Para os times que não avançarem para o mata-mata, a pressão pode aumentar, pois terão que lutar na Taça Rio – a disputa entre os que terminam de quinto a oitavo – e buscar uma boa campanha no Brasileiro para confirmar vaga na Copa do Brasil 2026.
Com a liderança quase garantida e os rivais em situação delicada, o Flamengo segue confiante e mira a continuidade do sucesso na Taça Guanabara.