
Mesmo com o foco total na final do Carioca contra o Fluminense, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, está trabalhando nos bastidores para negociar a saída de cinco jogadores do elenco rubro-negro após o término do certame regional.
Quem são os jogadores
Lorran
- Tem chances de sair primeiro, após negociação frustrada de última hora com o CSKA da Rússia.
- Fortaleza e Red Bull Bragantino já disputam a jovem promessa.
- O Flamengo deseja emprestar Lorran ao Fortaleza, mas seu staff prefere o time paulista, que pode servir de trampolim para uma transferência futura para a Europa.
- As conversas serão retomadas após o Campeonato Carioca para tentar convencê-los a negociar com o Fortaleza.
Zé Welinton
- Lateral-esquerdo com contrato até o fim de 2025.
- Aos 21 anos, ele já passou da idade para atuar no sub-20 e pode ter seu contrato rescindido amigavelmente, já que o clube busca um destino para ele.
Caio Garcia
- Meia que também estourou a faixa etária do sub-20, com contrato até o fim de 2026.
- O clube pretende negociar o jogador, seja por empréstimo ou em definitivo, possivelmente aguardando a próxima janela de transferências internacionais.
Pablo
- Zagueiro de 33 anos, um grande problema para o clube devido ao alto salário e à falta de propostas para sua saída.
- Com contrato até o fim de 2025, ele segue treinando em separado.
- O Flamengo já estuda a possibilidade de emprestá-lo, assumindo parte de seus vencimentos até o término do contrato.
Allan
- Volante que chegou com status de titular, mas nunca se firmou, embora venha melhorando suas atuações em campo e agradando tanto a Filipe Luís quanto aos torcedores.
- Sua boa performance chamou a atenção do Grêmio, que já fez o primeiro contato com José Boto e aguarda o término do Campeonato Carioca para avançar nas negociações.
- Allan custou cerca de R$43 milhões e, até o momento, acumulou 64 jogos sem registrar gols ou assistências pelo Flamengo.
Limitações do mercado interno
Com a janela de transferências internacional fechada, as opções ficam restritas aos clubes brasileiros.
Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo, já determinou que, nas negociações com times nacionais, será aplicada uma espécie de Fair Play financeiro interno.
Isso significa que os clubes interessados deverão apresentar garantias – ou quitar os valores à vista – para que as negociações sejam aprovadas pelo Rubro-Negro.
Próximos desafios
Enquanto o Flamengo se prepara para enfrentar o Fluminense no segundo jogo da final do Carioca, a diretoria segue atenta para ajustar o elenco.
Uma vitória ou até mesmo um empate poderá garantir ao Flamengo o título estadual, que seria o 39º do clube.
Com o foco na decisão e a perspectiva de reforçar o elenco para as próximas competições, o Flamengo busca equilibrar o presente e planejar o futuro, negociando saídas que possam contribuir para a sustentabilidade financeira e o sucesso esportivo do clube.